andre
O Museu Nacional do Pão está instalado num edifício construído de raiz para o efeito com os materiais da região, inserido num conjunto monumental e paisagístico harmonioso que integra alguns moinhos e padarias tradicionais recuperados. Trata-se do único museu do género da Península Ibérica e um dos poucos da Europa. Possui cerca de 3.500 m2 de área coberta repartida por três pisos de exposição com percurso semi-orientado.
O museu pretende ser muito mais do que uma simples mostra de objectos ligados à história e ao fabrico do pão, procurando também ser um espaço de vivo de preservação dessa memória fundamental da região e do país, feita de saberes, técnicas e ofícios, que de outro modo se poderia perder. Dos objectos já recuperados para o museu, destaca-se, por exemplo, uma das primeiras enfardadeiras mecânicas nacionais. A ambição de fazer do museu um espaço vivo e dinâmico reflecte-se na possibilidade de mostrar ao vivo como se faz o pão e até ajudar os visitantes a fazer o seu próprio pão.
O espólio, distribuído por várias secções, inclui ainda a reconstituição de uma antiga padaria tradicional, com mobiliário e objectos do início do século XX, a mostra de alfaias, cerâmica, numismática e iconografia (como xilogravuras originais inglesas, francesas e portuguesas do século XIX com imagens sobre o pão e cereais).
Poderá ainda saborear as iguarias servidas no restaurante, visitar a biblioteca, adquirir os produtos tradicionais da região da Serra da Estrela na mercearia (espaço que recria a atmosfera das mercearias antigas). As crianças têm uma sala só para elas, o Mundo das Crianças, onde se realizam espectáculos de animação relativos às tradições do pão.
2008-12-30 16:56:41
Neferet
Um espaço muito interessante, a não perder em Seia. Para além do museu dispõe também de uma mercearia onde poderá encontrar produtos típicos da região inseridos num ambiente muito acolhedor e de um restaurante com uma varanda panorâmica sobra a Serra. Um lugar perfeito para passar a tarde.
2008-12-09 17:07:03